Guia de identidade visual
A identidade visual do CACiC valoriza o reconhecimento de padrões: cores, formas e estilos que são facilmente associados à entidade ou ao seu respectivo conteúdo.
Também se aplica o que está disposto no guia de redação.
Tipografia
A tipografia é um dos elementos mais importantes da identidade visual de um projeto. A escolha da fonte deve ser feita com cuidado, levando em consideração a legibilidade e a harmonia com os demais elementos visuais.
Fonte
Sem serifa
A tipografia oficial do CACiC é a Inter, uma fonte moderna e versátil que oferece uma excelente legibilidade em diferentes tamanhos e formatos. Ela deve ser utilizada em todos os materiais do CACiC, como documentos, cartazes, banners, folders, apresentações e sites.
Na absoluta impossibilidade de se utilizar a fonte Inter, a fonte secundária é a Helvetica. Ela é uma fonte clássica e elegante.
A fonte terciária é a Arial. Ela é uma fonte comum e neutra.
Com serifa
Na eventualidade de ser necessário utilizar uma fonte com serifa, deve-se utilizar a fonte Merriweather, uma fonte elegante com excelente legibilidade.
Na absoluta impossibilidade de se utilizar a fonte Merriweather, a fonte secundária é a Georgia. Ela é uma fonte clássica e elegante.
A fonte terciária é a Times New Roman. Ela é uma fonte comum e neutra.
Monoespaçada
Na eventualidade de ser necessário utilizar uma fonte monoespaçada, deve-se utilizar a fonte Source Code Pro, uma fonte moderna e versátil com excelente legibilidade.
Na absoluta impossibilidade de se utilizar a fonte Source Code Pro, a fonte secundária é a Inconsolata. Ela é uma fonte com alta legibilidade.
A fonte terciária é a Courier New. Ela é uma fonte comum e neutra.
Demais fontes
Na eventualidade de outras fontes serem utilizadas, elas devem ser escolhidas com cuidado: fontes com muitos detalhes ou ornamentos podem prejudicar a legibilidade do texto.
Deve-se respeitar a licença de uso das fontes, evitando o uso de fontes piratas ou sem licença.
Estilização
Não utilizar fontes com espessura muito fina ou muito grossa, pois isso pode prejudicar a legibilidade do texto.
Logotipo
O logotipo é a representação gráfica da identidade visual da entidade. Ele deve ser utilizado de forma consistente e correta para garantir o reconhecimento da marca.
O logotipo
O logotipo oficial é o acrônimo "CACiC" estilizado com um detalhe do cocar no primeiro "C". Ele deve ser utilizado em todos os materiais do CACiC, como documentos, cartazes, banners, folders, apresentações e sites.
A miniatura do logotipo é o "C" estilizado com o detalhe do cocar, em uma única cor sólida.
Ela deve ser utilizada em situações onde o logotipo completo não pode ser utilizado, como em ícones, favicons e em situações onde a legibilidade do logotipo completo é comprometida.
Demais logotipos antigos não devem ser utilizados:
- Logotipo do "escudo" com índio;
- Versões antigas do logotipo com o acrônimo "CACiC" estilizado.
Estilo
O logotipo deve ser utilizado em sua forma original, sem alterações ou distorções.
Não é permitido:
- Alterar as proporções do logotipo, como a largura, a altura ou o espaçamento entre as letras;
- Alterar a orientação do logotipo, como girá-lo ou espelhá-lo;
- Adicionar elementos ao logotipo, como contornos ou texturas;
- Colocar o logotipo dentro de caixas ou molduras;
- Sobrepor o logotipo com efeitos visuais, como sombras ou brilhos;
- A utilização do logotipo em frases;
- A utilização do logotipo em padrões de repetição;
- Cortar partes do logotipo.
- Utilizar o logotipo junto da miniatura.
Cores
O logotipo é monocromático, não sendo admitida a utilização de diferentes cores para cada letra, nem gradientes, sombras ou outros efeitos.
Para mídias digitais, a cor padrão do logotipo é #3D3F97
(RGB: 61, 63, 151).
Para mídias impressas, considere a cor Pantone 2736C (#1E22AA
, RGB: 30, 34, 170) como padrão.
Outras cores podem ser utilizadas desde que respeitem os índices mínimos de contraste estabelecidos pela WCAG 3 ou versão mais recente.
O contraste pode ser verificado utilizando ferramentas como o APCA Contrast Calculator.
Espaçamento
O logotipo do CACiC deve ter um clearspace mínimo com o tamanho equivalente à parte superior da letra "A" do logotipo.
A miniatura do logotipo do CACiC deve ter um clearspace mínimo com o tamanho equivalente à parte inferior do "C" da miniatura.
Utilização
O logotipo deve ser utilizado em todas as peças de comunicação do CACiC, como documentos, cartazes, banners, folders, apresentações e sites.
O logotipo não pode ser utilizado em:
- Materiais descartáveis, como copos, pratos ou guardanapos;
- Tapetes ou qualquer outro material que possa ser pisado;
- Bolos ou qualquer outro material que possa ser mordido, ingerido ou desfigurado.
Co-branding
O logotipo do CACiC não deve ser utilizado em conjunto com o logotipo de outras entidades, a não ser que haja autorização prévia da diretoria.
Posicionamento
Sempre que possível, o logotipo do CACiC deve vir à frente de outros logotipos.
Paridade de logotipos
O logotipo do CACiC deve ter o mesmo destaque visual que o logotipo da outra entidade.
Se a outra entidade estiver utilizando uma miniatura do logotipo, o CACiC também deve utilizar a miniatura.
Identidade da Unesp
O manual de identidade visual da Unesp deve ser rigorosamente cumprido.
Identidade da chapa em exercício
Não é permitido o uso de logotipo da chapa em exercício em materiais oficiais do CACiC, nem mesmo se acompanhada do logotipo oficial.
A entidade é única e deve ser representada visualmente somente por seu logotipo oficial.
É permitido que a chapa vigente adote um estilo visual próprio, desde que sejam respeitadas as diretrizes estabelecidas neste guia.
Papel timbrado
O papel timbrado deve ser utilizado em todos os documentos oficiais públicos do CACiC, como ofícios, memorandos, atas e declarações.
Elementos
O papel timbrado do CACiC deve conter os seguintes elementos:
- Logotipo do CACiC em sua cor padrão;
- Nome completo da entidade;
- Endereço;
- E-mail;
- Data.
Sites
Animações
O uso de animações em sites deve ser mínimo.
É proibida a utilização de animações que atrasam a exibição do conteúdo sem motivo aparente.
É proibida a utilização de animações que prejudicam a leitura do conteúdo ou a navegação do usuário.
Conteúdo gerado por inteligência artificial
O uso de conteúdo gerado por inteligência artificial deve ser evitado.
Inteligências artificiais podem reproduzir conteúdos protegidos por direitos autorais, pois são treinadas com esse tipo de material.
Além disso, o conteúdo gerado por inteligência artificial pode ser de baixa qualidade, o que prejudica a imagem da entidade.
Ademais, há a questão ética.
Tecnicidades
Softwares
Todo material do CACiC deve ser elaborado em softwares que trabalham com formatos vetoriais, para garantir a qualidade e a fidelidade das cores e formas.
Softwares que não trabalham com formatos vetoriais, como o Adobe Photoshop, devem ser evitados.
Os softwares preferenciais para a criação de materiais, em ordem, são:
- Adobe Illustrator
- CorelDRAW
- Canva
- Deve ser utilizada a conta institucional do CACiC
- Inkscape
Formatos de arquivo
Os arquivos originais devem ser armazenados em um repositório de arquivos, como o Google Drive, para garantir o acesso e a preservação dos materiais.
Os formatos de arquivo preferenciais para a entrega de materiais, em ordem, são:
- Original
- SVG
Não deve-se entregar material em formatos de arquivo que não sejam editáveis, como JPEG ou PNG.
Distribuição de arquivos
Sites
Utilizar o formato SVG para ícones e logotipos, e AVIF para imagens.
Onde o AVIF não é compatível, utilizar o formato WEBP.
Onde o WEBP não é compatível:
- Usar o formato JPEG exclusivamente para fotografias;
- Usar o formato PNG exclusivamente para elementos gráficos (logotipos, desenhos, ícones, etc);
Não usar GIF, pois é um formato obsoleto e ineficiente.