Pular para o conteúdo principal

Guia de identidade visual

A identidade visual do CACiC valoriza o reconhecimento de padrões: cores, formas e estilos que são facilmente associados à entidade ou ao seu respectivo conteúdo.

Também se aplica o que está disposto no guia de redação.

Tipografia

A tipografia é um dos elementos mais importantes da identidade visual de um projeto. A escolha da fonte deve ser feita com cuidado, levando em consideração a legibilidade e a harmonia com os demais elementos visuais.

Fonte

Sem serifa

A tipografia oficial do CACiC é a Inter, uma fonte moderna e versátil que oferece uma excelente legibilidade em diferentes tamanhos e formatos. Ela deve ser utilizada em todos os materiais do CACiC, como documentos, cartazes, banners, folders, apresentações e sites.

Na absoluta impossibilidade de se utilizar a fonte Inter, a fonte secundária é a Helvetica. Ela é uma fonte clássica e elegante.

A fonte terciária é a Arial. Ela é uma fonte comum e neutra.

Com serifa

Na eventualidade de ser necessário utilizar uma fonte com serifa, deve-se utilizar a fonte Merriweather, uma fonte elegante com excelente legibilidade.

Na absoluta impossibilidade de se utilizar a fonte Merriweather, a fonte secundária é a Georgia. Ela é uma fonte clássica e elegante.

A fonte terciária é a Times New Roman. Ela é uma fonte comum e neutra.

Monoespaçada

Na eventualidade de ser necessário utilizar uma fonte monoespaçada, deve-se utilizar a fonte Source Code Pro, uma fonte moderna e versátil com excelente legibilidade.

Na absoluta impossibilidade de se utilizar a fonte Source Code Pro, a fonte secundária é a Inconsolata. Ela é uma fonte com alta legibilidade.

A fonte terciária é a Courier New. Ela é uma fonte comum e neutra.

Demais fontes

Na eventualidade de outras fontes serem utilizadas, elas devem ser escolhidas com cuidado: fontes com muitos detalhes ou ornamentos podem prejudicar a legibilidade do texto.

Deve-se respeitar a licença de uso das fontes, evitando o uso de fontes piratas ou sem licença.

Estilização

Não utilizar fontes com espessura muito fina ou muito grossa, pois isso pode prejudicar a legibilidade do texto.


Logotipo

O logotipo é a representação gráfica da identidade visual da entidade. Ele deve ser utilizado de forma consistente e correta para garantir o reconhecimento da marca.

O logotipo

O logotipo oficial é o acrônimo "CACiC" estilizado com um detalhe do cocar no primeiro "C". Ele deve ser utilizado em todos os materiais do CACiC, como documentos, cartazes, banners, folders, apresentações e sites.

A miniatura do logotipo é o "C" estilizado com o detalhe do cocar, em uma única cor sólida.
Ela deve ser utilizada em situações onde o logotipo completo não pode ser utilizado, como em ícones, favicons e em situações onde a legibilidade do logotipo completo é comprometida.

Logotipos antigos

Demais logotipos antigos não devem ser utilizados:

  • Logotipo do "escudo" com índio;
  • Versões antigas do logotipo com o acrônimo "CACiC" estilizado.

Estilo

O logotipo deve ser utilizado em sua forma original, sem alterações ou distorções.

Esticar Espaçamento Rotacionar Espelhamento Contorno Caixas Frase Repetir Tamanho

Não é permitido:

  • Alterar as proporções do logotipo, como a largura, a altura ou o espaçamento entre as letras;
  • Alterar a orientação do logotipo, como girá-lo ou espelhá-lo;
  • Adicionar elementos ao logotipo, como contornos ou texturas;
  • Colocar o logotipo dentro de caixas ou molduras;
  • Sobrepor o logotipo com efeitos visuais, como sombras ou brilhos;
  • A utilização do logotipo em frases;
  • A utilização do logotipo em padrões de repetição;
  • Cortar partes do logotipo.
  • Utilizar o logotipo junto da miniatura.

Cores

Gradiente Contraste

O logotipo é monocromático, não sendo admitida a utilização de diferentes cores para cada letra, nem gradientes, sombras ou outros efeitos.

Para mídias digitais, a cor padrão do logotipo é #3D3F97 (RGB: 61, 63, 151).
Para mídias impressas, considere a cor Pantone 2736C (#1E22AA, RGB: 30, 34, 170) como padrão.

Outras cores podem ser utilizadas desde que respeitem os índices mínimos de contraste estabelecidos pela WCAG 3 ou versão mais recente.
O contraste pode ser verificado utilizando ferramentas como o APCA Contrast Calculator.

Espaçamento

Clearspace logo

O logotipo do CACiC deve ter um clearspace mínimo com o tamanho equivalente à parte superior da letra "A" do logotipo.

Clearspace miniatura

A miniatura do logotipo do CACiC deve ter um clearspace mínimo com o tamanho equivalente à parte inferior do "C" da miniatura.

Utilização

O logotipo deve ser utilizado em todas as peças de comunicação do CACiC, como documentos, cartazes, banners, folders, apresentações e sites.

Descartáveis Tapetes Comestíveis

O logotipo não pode ser utilizado em:

  • Materiais descartáveis, como copos, pratos ou guardanapos;
  • Tapetes ou qualquer outro material que possa ser pisado;
  • Bolos ou qualquer outro material que possa ser mordido, ingerido ou desfigurado.

Co-branding

Co-branding

O logotipo do CACiC não deve ser utilizado em conjunto com o logotipo de outras entidades, a não ser que haja autorização prévia da diretoria.

Posicionamento

Sempre que possível, o logotipo do CACiC deve vir à frente de outros logotipos.

Paridade de logotipos

O logotipo do CACiC deve ter o mesmo destaque visual que o logotipo da outra entidade.

Se a outra entidade estiver utilizando uma miniatura do logotipo, o CACiC também deve utilizar a miniatura.


Identidade da Unesp

O manual de identidade visual da Unesp deve ser rigorosamente cumprido.


Identidade da chapa em exercício

Não é permitido o uso de logotipo da chapa em exercício em materiais oficiais do CACiC, nem mesmo se acompanhada do logotipo oficial.
A entidade é única e deve ser representada visualmente somente por seu logotipo oficial.

É permitido que a chapa vigente adote um estilo visual próprio, desde que sejam respeitadas as diretrizes estabelecidas neste guia.


Papel timbrado

O papel timbrado deve ser utilizado em todos os documentos oficiais públicos do CACiC, como ofícios, memorandos, atas e declarações.

Elementos

O papel timbrado do CACiC deve conter os seguintes elementos:

  • Logotipo do CACiC em sua cor padrão;
  • Nome completo da entidade;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Data.

Sites

Animações

O uso de animações em sites deve ser mínimo.

É proibida a utilização de animações que atrasam a exibição do conteúdo sem motivo aparente.

É proibida a utilização de animações que prejudicam a leitura do conteúdo ou a navegação do usuário.


Conteúdo gerado por inteligência artificial

O uso de conteúdo gerado por inteligência artificial deve ser evitado.

Inteligências artificiais podem reproduzir conteúdos protegidos por direitos autorais, pois são treinadas com esse tipo de material.
Além disso, o conteúdo gerado por inteligência artificial pode ser de baixa qualidade, o que prejudica a imagem da entidade.
Ademais, há a questão ética.


Tecnicidades

Softwares

Todo material do CACiC deve ser elaborado em softwares que trabalham com formatos vetoriais, para garantir a qualidade e a fidelidade das cores e formas.
Softwares que não trabalham com formatos vetoriais, como o Adobe Photoshop, devem ser evitados.

Os softwares preferenciais para a criação de materiais, em ordem, são:

  • Adobe Illustrator
  • CorelDRAW
  • Canva
    • Deve ser utilizada a conta institucional do CACiC
  • Inkscape

Formatos de arquivo

Os arquivos originais devem ser armazenados em um repositório de arquivos, como o Google Drive, para garantir o acesso e a preservação dos materiais.

Os formatos de arquivo preferenciais para a entrega de materiais, em ordem, são:

  • Original
  • PDF
  • SVG

Não deve-se entregar material em formatos de arquivo que não sejam editáveis, como JPEG ou PNG.

Distribuição de arquivos

Sites

Utilizar o formato SVG para ícones e logotipos, e AVIF para imagens.

Onde o AVIF não é compatível, utilizar o formato WEBP.
Onde o WEBP não é compatível:

  • Usar o formato JPEG exclusivamente para fotografias;
  • Usar o formato PNG exclusivamente para elementos gráficos (logotipos, desenhos, ícones, etc);

Não usar GIF, pois é um formato obsoleto e ineficiente.