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Guia de redação

Este guia tem como objetivo padronizar a escrita de textos oficiais do CACiC, seguindo as normas da língua portuguesa e da Unesp.

As normas garantem a acessibilidade e a compreensão dos documentos, pois o conteúdo torna-se claro para um público amplo.

Também se aplica o que está disposto no guia de identidade visual.

Identidade do CACiC

  1. O nome completo da entidade é: Centro Acadêmico da Ciência da Computação - "Alan Turing".

    • Também é admitida a seguinte forma: CACiC - Centro Acadêmico de Ciência da Computação "Alan Turing" da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
  2. O acrônimo estilizado da entidade é "CACiC", com a letra "i" minúscula.

    • Não utilizar "CACIC" ou "cacic" onde é possível utilizar "CACiC".
    • Não utilizar "C.A. Ciência da Computação", "C.A.CI.C" ou "CACICOM".
  3. Quando acompanhada do nome completo, o acrônimo "CACiC" deve vir antes do nome.

    • Uso correto: CACiC - Centro Acadêmico da Ciência da Computação - "Alan Turing".
    • Não utilizar:
      • "Centro Acadêmico da Ciência da Computação - 'Alan Turing' (CACiC)"
      • "Centro Acadêmico da Ciência da Computação - CACiC - 'Alan Turing'".
  4. Utilizar a sigla "CA"

    • Não utilizar "C.A.".
  5. A sigla "CA" pode ser utilizada apenas após a primeira menção ao "Centro Acadêmico".

    • "O Centro Acadêmico (CA) […]. O CA […]."

Identidade do curso

  1. O nome completo do curso é "[Curso de] Bacharelado em Ciência da Computação".

    • Não utilizar "Ciências da Computação"
  2. A sigla "BCC" pode ser utilizada apenas após a primeira menção ao "Bacharelado em Ciência da Computação".

    • "O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) […]. O BCC […]."

Identidade da Unesp

  1. Seguir as normas para redação estabelecidas pela reitoria.

  2. Seguir as diretrizes de comunicação estabelecidas pela reitoria.

  3. Seguir o guia Unesp em siglas.

  4. A sigla "Unesp" pode ser utilizada sem menção anterior ao significado de "Universidade Estadual Paulista".

  5. A sigla "FCT" pode ser utilizada sem menção anterior ao significado de "Faculdade de Ciências e Tecnologia".

  6. Utilizar "FCT-Unesp" para referenciar a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

    • Não usar "FCT/Unesp".
  7. A FCT utiliza algarismos arábicos para indicar os anfiteatros e blocos no mapa, em editais e no diário oficial.

    • Ao invés de "Anfiteatro I", utilizar "Anfiteatro 1".
    • Ao invés de "Bloco de Aulas I", utilizar "Bloco de aulas 1".

Identidade da chapa em exercício

É permitida a inclusão do nome da chapa em exercício em materiais oficiais do CACiC desde que ela seja feita de forma discreta, sem destaque visual.

É permitido que a chapa vigente adote um estilo de escrita próprio, desde que sejam respeitadas as diretrizes estabelecidas neste guia.

Cuidado com emojis

Utilizar emojis de forma moderada e coerente com o conteúdo.

Alguns emojis - principalmente os de gestos com as mãos - podem ser interpretados de forma diferente por pessoas de diferentes culturas, então é importante ter cuidado ao utilizá-los.
Além disso, os emojis têm aparência diferente em outras plataformas.

Por exemplo, o emoji 🙂 pode ser interpretado como uma reação irônica ou passivo-agressiva. Prefira usar outro, como o 😊.

Padrão de escrita

  1. Nos títulos em português, apenas a primeira letra e nomes próprios devem ser escritos com iniciais maísculas.

    • Ao invés de "O Que Fazemos Na Unesp?", utilizar "O que fazemos na Unesp?".
  2. Não utilize caracteres especiais para substituir letras:

    • Ao invés de “2k23”, utilizar "2023";
    • "𝑬𝒗𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒈𝒓𝒂𝒕𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒆 𝒂𝒃𝒆𝒓𝒕𝒐 𝒂𝒐 𝒑𝒖́𝒃𝒍𝒊𝒄𝒐!";
    • "C@fé c0m 1nt3rn3t";
    • Problemas:
      • Impede leitores de tela de interpretar ou reproduzir o texto corretamente:
        • O conteúdo se torna inacessível para pessoas com deficiência visual.
      • Dificulta a leitura por pessoas com dislexia;
      • Dificulta a busca por palavras-chave;
      • A depender dos caracteres utilizados, o texto pode não ser exibido corretamente em todos os dispositivos.
  3. Utilizar itálico para destacar palavras ou frases ao invés de negrito ou sublinhado:

    • Ao invés de "Inscreva-se agora", utilizar "Inscreva-se agora".
  4. Palavras em idioma estrangeiro devem ser escritas em itálico:

    • "O termo software é utilizado para se referir a programas de computador".
  5. Numerais:

    • Números de zero a dez: escreva por extenso;
    • Números de 11 em diante: escreva em algarismos arábicos.
  6. Empregar corretamente “a”, “há” e “à”:

    • “Há muito tempo”, “há 2 anos”
    • “Às 14h”
    • “Espere de duas a cinco horas”
    • “Vou te esperar das duas às cinco”
    • “A que horas você vai sair?”
    • “A reunião está marcada para as 15 horas.”
  7. Não utilize "o mesmo", a palavra não é um pronome pessoal.

    • Ao invés de "Verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar", utilizar "Verifique se ele está parado neste andar".
  8. Evitar o uso de gerúndio

    • Ao invés de "Vamos estar realizando uma reunião", utilizar "Realizaremos uma reunião".
    • Ao invés de "Estamos realizando uma reunião", utilizar com preferência "Uma reunião está sendo realizada" ou "Estamos a realizar uma reunião".
  9. Não utilizar termos diferentes para se referir à "assembleia" ou "plenária".

    • Não utilizar eufemismos como "café com internet" ou "reunião".
  10. Não fazer referências a membros individuais do CACiC sem necessidade.

  11. Não utilizar apóstrofo para indicar plural.

    • Ao invés de "ACC's", utilizar "ACCs".
  12. Não utilizar contrações informais:

    • Ao invés de "pro", utilizar "para o".
    • Ao invés de "pra", utilizar "para".
    • "Num" não é uma contração informal, então pode ser utilizada.
  13. Utilizar verbos na forma imperativa para instruções.

    • Ao invés de "Você deve se inscrever", utilizar "Inscreva-se".
    • Ao invés de "Arrasta para o lado", utilizar "Arraste para o lado".
  14. Utilizar singular para frases imperativas.

    • Ao invés de "Compareçam à assembleia", utilizar "Compareça à assembleia".
  15. Para indicar encadeamentos vocabulares, utilizar hífen entre os termos.

    • Ao invés de "relação professor/aluno", utilizar "relação professor-aluno".
  16. Utilizar emojis com o tom de pele padrão.

    • Ao invés de "👩🏼‍🏫", utilizar "👩‍🏫".
  17. A linguagem inclusiva adotada pelo CACiC é a do uso mínimo de gênero.
    Utiliza-se o masculino como neutro quando necessário, a fim de evitar a separação em gêneros, a repetição de termos e para garantir a clareza dos textos para todos os públicos.

    • Ao invés de "entregador" ou "entregadora", utilizar com preferência "quem fará a entrega" ou "pessoa entregadora".

    • Ao invés de "alunos e alunas", utilizar "alunos".

    • Ao invés de "o(a) vencedor(a) será escolhido(a) pelo(a) juiz(a)", utilizar "o vencedor será escolhido pelo juiz".

    • Admite-se a utilização de palavras no feminino para referir-se a indivíduos que utilizam pronomes femininos:

      • "A aluna vencedora" para se referir a uma aluna que venceu um concurso.
      • "A professora" para se referir a uma professora.
    • Admite-se a utilização de neopronomes para referir-se a indivíduos que os utilizam:

      • Se a pessoa não especificar sua preferência, as palavras devem utilizar o sufixo -e ao invés de -x ou -@, para garantir a compreensão do texto.
      • Ao invés de "Bem-vindes à reunião de alunes", utilizar "Bem-vindos à reunião de alunos".

Lista de termos

  1. Aonde - Conferir o uso correto.

    • "Aonde" apresenta noção de movimento.
      • A palavra pode ser substuída por “a que”, “ao qual” ou “à qual” sem alteração de sentido.
    • "Onde" é utilizado para indicar um lugar onde algo está. Tem noção de permanência/estática.
      • A palavra pode ser substituída por “em que”, "no qual" ou "na qual" sem alteração de sentido.
    • Ao invés de "Aonde fica isso?", utilizar "Onde fica isso?".
    • Ao invés de "Onde você vai?", utilizar "Aonde você vai?".
  2. Através - Há discordância sobre o uso do termo com o sentido de "por meio de".

    • Preferencialmente utilizar "por meio de" ou "por intermédio de".
  3. Calouro

    • Preferencialmente não utilizar "bixo", "bixete" ou "bixe".
  4. Contatar - Utilize sem "c".

    • Não utilizar "contactar", conforme Acordo Ortográfico de 2009.
  5. eduroam - Utilizar em minúsculas.

    • Não utilizar "Eduroam" ou "EduRoam".
  6. E-mail - Utilizar com hífen.

    • Não utilizar "email".
  7. Minicurso - Utilizar sem hífen.

    • Não utilizar "mini-curso".
    • Conforme norma ortográfica, usa-se o hífen apenas nos casos em que a palavra inicia-se com as letras "i" ou "h".
  8. On-line - Utilizar com hífen.

    • Não utilizar "online".
  9. Personalizar

    • Não utilizar "customizar".
  10. Por favor - Não utilizar.

    • Ao invés de escrever “Por favor, se inscreva até 25/02”, utilizar “Se inscreva até 25/02”.
    • É permitido o uso do termo em comunicações individuais (e-mail para professor(es) ou e-mail para 1 aluno).
  11. Redefinir

    • Não utilizar "resetar".
  12. Site - Utilizar sem itálico.

    • Não utilizar "website".
  13. Wi-Fi - Utilizar com hífen e com as letras "i" minúsculas e demais letras em maiúsculas.

    • Não utilizar "wifi".

Acessibilidade

  1. Utilizar as ferramentas específicas embutidas nos sites de mídia social para garantir a acessibilidade dos posts.
    • No Instagram, ao invés de descrever a imagem utilizando o campo de texto da postagem, utilize a ferramenta de descrição de imagem.